NOTÍCIAS

O que é o eSocial?

O eSocial é um projeto que envolve órgãos do governo federal tais como a Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, INSS e Caixa Econômica Federal e que consiste em um sistema de fiscalização virtual das relações trabalhistas entre empregadores e empregados, inclusive em vínculos empregatícios domésticos. Para as empresas acostumadas com as rotinas de contratações e pagamentos, a ferramenta é um alívio, pois ela facilita o envio de informações relevantes ao unificar as solicitações.

O objetivo é criar uma base de dados tributários, trabalhistas e previdenciários de forma a minimizar o trabalho das empresas ao gerir rotinas (admissões, demissões, horas extras, variações salariais, comunicados de despensa, acidentes de trabalho, pagamentos de impostos, entre outras). Esse cadastro reduz as possíveis inconsistências no preenchimento de cada um dos formulários (como era feito antigamente) e economiza tempo tanto para a empresa quanto para o governo. Com isso, os funcionários têm a garantia de que a empresa na qual trabalham está cumprindo as leis trabalhistas.

Em outras palavras, o eSocial pode ser considerado uma folha de pagamento online, “uma mão na roda” para os empresários.

A utilização do eSocial já é obrigatória para empresas grandes e passará a ser obrigatória para empresas pequenas nos próximos anos. É necessário enviar todas as informações solicitadas no prazo, evitando, assim, o pagamento de multas.

Esse assunto ainda não está totalmente claro para você? Não se preocupe! Para entender melhor como funciona o eSocial e conhecer mais vantagens que ele proporcionará à sua empresa, solicite a consultoria da Pró-Gestão.

Veja Também